“Aí vem o Chaves”

Em seu país de origem, Chaves não tem uma música-tema original para sua abertura. Aliás, assim como o Chapolin, a abertura de Chaves na TV aberta do Brasil foi sempre algo diferente, criada exclusivamente pelo SBT, que eliminava a introdução dos episódios.

A música da “nossa” abertura é “Aí vem o Chaves”, faixa composta por Antonio Paladino, com arranjos de Mário Lúcio de Freitas, para o disco nacional do seriado, lançado por aqui em 1989 — que também trazia versões adaptadas das músicas compostas por Roberto Gómez Bolaños.

Já a tradicional vinheta de contagem regressiva foi ao ar pela primeira vez em 1993, quase dez anos depois da estreia do seriado no Brasil, e trazia os rostos dos personagens recortados de diversos episódios, principalmente A galinha da vizinha é mais gorda do que a minha (1976) e A caricatura do Professor Girafales (1977) — remake do clássico episódio Isto merece um prêmio (1974) — que, mesmo sendo usado na abertura nacional, nunca foi exibido pelo canal de Silvio Santos, estreando aqui apenas em 2018, pelo canal pago Multishow.

Agora é chegada a hora de atravessar a realidade dessa abertura, elevar a nostalgia ao nível máximo e se surpreender com a sensação de estar dentro do seriado que conquistou a América Latina!

CURIOSIDADES DE CHAVES

1

Chaves, como sitcom, estreou em 26 de fevereiro de 1973, com o episódio Balões, onde Quico (Carlos Villagrán) e Chiquinha (María Antonieta de las Nieves) disputam quem tem a maior quantidade de balões, enquanto Chaves tenta estourá-los.

2

Nesse início da série, Chespirito sempre criava um quadro avulso para introduzir a história principal que, na ocasião, foi Boas-Festas, trazendo os ladrões Chaveco e Peterete, desastrados criminosos.

3

A série teve a direção de Enrique Segoviano por cinco temporadas (de 1974 a 1978). O diretor seguia à risca as orientações do roteiro de Roberto, e trazia personalidade para a dinâmica das cenas, sempre prezando o timing da piada. Durante todo o período, a produção geral ficou a cargo de Carmen Ochoa

4

Em meio ao sucesso, o elenco de Chaves passou a realizar grandes apresentações em arenas e estádios, por todo o continente. As exceções foram Cuba, que nunca transmitiu as séries, e o Brasil, em função da barreira do idioma e da estreia tardia, ocorrida apenas na década de 1980. Nos Estados Unidos, apresentações em Nova York (Madison Square Garden), Los Angeles e São Francisco embalaram o gigantesco êxito do elenco. A série foi dublada em dezenas de idiomas e chegou a ser transmitida em países como Tailândia, China, Japão, Rússia e Grécia! Até 2020 – quando a distribuição da série foi encerrada –, seguia sendo exibida em vinte países.

5

O primeiro episódio sem a presença do Quico foi Vamos ao cinema?, na estreia da sétima e última temporada da sitcom. A ausência foi explicada em um diálogo entre Dona Florinda e Seu Madruga, onde a personagem comenta que Quico havia se mudado para a casa de suas tias. O episódio foi ao ar em 29 de janeiro de 1979 e foi escrito para promover o filme El Chanfle

6

A temporada final de Chaves avançou de uma forma distinta das demais. Roberto Gómez Bolaños, que já era protagonista e roteirista, passou a acumular o cargo de diretor geral do seriado, dando fim à parceria que se estendeu por anos ao lado do diretor Enrique Segoviano. Sem Quico, outros personagens ganharam mais destaque, como Chiquinha, Seu Madruga e até mesmo Pópis e Nhonho, que antes eram limitados a pequenas participações.

7

A última aparição de Ramón Valdés, o Seu Madruga, em Chaves foi no episódio O cachorrinho, exibido em 16 de abril de 1979, famoso pelos musicais Peludinho e Quero que saibas. O ator voltaria ao elenco em 1981, no programa Chespirito, aparecendo em O regresso do Seu Madruga e mais alguns quadros, até sair de vez no ano seguinte.

8

A última “saga” da série é um conjunto de quatro episódios especiais de final de ano. Os hóspedes do Senhor Barriga marca o momento em que Senhor Barriga (Edgar Vivar) convida os moradores da vila para passar uma temporada em sua mansão, enquanto reforma todo o cortiço, exibida em 31 de dezembro de 1979.

9

Antes um tanque funcionando que uma lavadora encrencada chegava aos lares mexicanos em 7 de janeiro de 1980, sendo o último episódio inédito de Chaves que, após algumas reprises, se encerrou nesse mesmo ano, sem um adeus formal, contabilizando 312 episódios.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Rolar para cima