LUZ, CAMERA… FIGURINO EM AÇÃO!

Os personagens de Chaves não seriam tão especiais sem uma parte fundamental da composição deles em cena: o figurino.

Nos primórdios da obra, quando Chaves ainda era uma pequena parte do programa Chespirito, o garoto é visto com uma camiseta amarela e calças azuis. Seu Madruga, que também usa uma camiseta amarela, aparecia com uma boina, em vez do clássico chapéu. Até a Chiquinha, veja só, tinha um belíssimo e pomposo vestido branco.

A verdade é que, como tudo nas principais criações de Roberto, as coisas evoluíam conforme a necessidade e, claro, com o orçamento disponível. À época, mesmo se tornando um seriado de sucesso, Chaves não contava com um departamento para cuidar dos figurinos na emissora. Todo o vestuário vinha, em grande parte, dos próprios membros do elenco. A outra alternativa era recorrer à Casa Tostado, uma loja de confecção e aluguel de roupas, fantasias e adereços, que funciona até hoje na Cidade do México.

Cabe destacar que um departamento específico para figurinos só foi surgir em meados da década de 1980, quando Chaves já era — mais uma vez — apenas um quadro de Chespirito. Por isso, é comum o público brasileiro estranhar as roupas dos personagens vistas em fotos e vídeos das décadas de 1980 e 1990, já que a maior parte dessa fase segue inédita por aqui.

Ainda assim, entre 1977 e 1979, uma melhor organização da equipe de produção resultou no visual (praticamente) definitivo dos personagens. É esse o período retratado aqui, reimaginando um grandioso ensaio nos bastidores do seriado em seu auge.

CHAVES

El Chavo
Interpretado por Roberto Gómez Bolaños (Chespirito)


1ª aparição: março de 1972.
Registro mais antigo em vídeo: Remédio duro de engolir (1972)
Última aparição: Aula de inglês (1992)

Extrovertido e atrapalhado, é a representação máxima de uma criança alegre, apesar das dificuldades.

Chaves foi abandonado pela mãe e transferido para um orfanato onde era maltratado. Por não suportar viver lá, fugiu sem rumo até chegar à vila, onde uma senhora o acolheu na casa nº 8. Com o falecimento da mulher, o menino passa a se abrigar em um barril, ainda que não admita morar lá.

QUICO

Interpretado por Carlos Villagrán

1ª aparição: 1972.
Registro mais antigo em vídeo: Quem canta, seus males espanca! (1972)
Última aparição: A escolinha do Professor Girafales (1978)

Filho de Dona Florinda, Quico (apelido para Frederico) é um menino mimado que se destaca pelo temperamento explosivo e, claro, pelas bochechas enormes. Quando contrariado, costuma gritar. Quando se machuca ou quando leva um beliscão de Seu Madruga, chora contra a parede do pátio da vila.

CHIQUINHA

La Chilindrina
Interpretada por María Antonieta de las Nieves

1ª aparição: 1972.
Registro mais antigo em vídeo: Remédio duro de engolir (1972)
Última aparição: Aula de inglês (1992)

É a criança mais esperta da vila, sempre pronta para brincar e irritar Chaves e Quico. Espontânea, nunca separa brincadeiras “de meninos” e “de meninas”. Quando contrariada, chora de maneira estridente ao som de “ué, ué, ué”.

SEU MADRUGA

Don Ramón
Interpretado por Ramón Valdés

1ª aparição: 1972.
Registro mais antigo em vídeo: Remédio duro de engolir (1972)
Última aparição: Cantando na vila (1982)

É pai da Chiquinha. Viúvo, sempre cortejado por Dona Clotilde. Incomodado por Quico, sofre constantemente com os tapas que Dona Florinda lhe dá na cara. Desempregado, raramente consegue pagar o aluguel, tendo um acúmulo de catorze meses de dívida com o Senhor Barriga, dono da vila.

DONA CLOTILDE

Doña Clotilde
Interpretada por Angelines Fernández

1ª aparição: A bruxa do 71 (1972.)
Registro mais antigo em vídeo: Quem canta, seus males espanca! (junho de 1972)
Última aparição: Chaves não quer tomar banho (1991)

A senhorita que mora na casa 71 é uma mulher muito bondosa, perdidamente apaixonada por Seu Madruga e que sempre é chamada de “bruxa” pelas crianças puramente por ser solteirona e ter idade avançada.

SENHOR BARRIGA

Señor Barriga
Interpretado por Edgar Vivar

1ª aparição: Como sujar a roupa do Quico? (1972)
Última aparição: Pior a emenda do que o solado (1991)

Zenon Barriga y Pesado já morou lá e trabalhou como zelador. Após enriquecer, com muito trabalho, comprou todo o espaço por apego sentimental. É pai de Nhonho, idêntico a ele.

De coração bondoso, Senhor Barriga já perdoou inúmeras vezes os aluguéis atrasados de Seu Madruga e levou Chaves para Acapulco.

NHONHO

Ñoño
Interpretado por Edgar Vivar

1ª aparição: O festival da burrice (1974)
Última aparição: Aula de música (1992)

O filho do Senhor Barriga é um garoto divertido e mimado como Quico, com a diferença de que não costuma brigar com os amigos e gosta muito de ir à vila para brincar. Apesar de ingênuo, mostra bom conhecimento geral nas aulas do Professor Girafales.

DONA FLORINDA

Doña Florinda
Interpretada por Florinda Meza

1ª aparição: 1972
Registro mais antigo em vídeo: Quem canta, seus males espanca! (1972)
Última aparição: Chaves não quer tomar banho (1991)

Moradora da casa 14, bem no centro da vila, Dona Florinda é uma viúva e mãe amorosa que cuida de seu filho Quico com muito esmero (e altas doses de exagero).

É apaixonada pelo Professor Girafales, a quem sempre recebe oferecendo suas famosas xícaras de café.

PROFESSOR GIRAFALES

Profesor Jirafales
Interpretado por Rubén Aguirre

1ª aparição: A visita do diretor (1973)
Registro mais antigo em vídeo: Pintores amadores (1973)
Última aparição: Aula de inglês (1992)

Professor de todas as crianças da vila, Girafales é um homem gentil, de vestes formais, inteligente e apaixonado por Dona Florinda. Sempre chega à vila para encontrar sua amada carregando um grande buquê de flores.

POPIS

La Popis
Interpretada por Florinda Meza

1ª aparição: O festival da burrice (1974)
Última aparição: Aula de inglês (1992)

Prima de Quico, Pópis é uma menina vaidosa, simpática e muito parecida com sua tia Florinda. Sempre acompanhada de sua boneca, Serafina, com quem conversa, ela é mimada e tem uma condição social mais privilegiada que os amigos da vila.

JAIMINHO

Jaimito
Interpretado por Raúl “Chato” Padilla

1ª aparição: Nasce uma bisavó (1979)
Última aparição: Chaves não quer tomar banho (1991)

Jaiminho é um carteiro de idade avançada que vive cansado e, por isso, quer “evitar a fadiga”.

Bondoso, gentil e engraçado, o carteiro sempre faz questão de enfatizar que nasceu em Tangamandápio, uma cidadezinha que, para ele, é quase do tamanho de Nova York, embora não conste no mapa.

GODINEZ

Interpretado por Horacio Gómez Bolaños

1ª aparição: O festival da burrice (1974)
Última aparição: Aula de inglês (1992)

O aluno que se senta no fundo da sala de aula, Godinez é um garoto feliz, divertido e muito preguiçoso, que faz de tudo para não responder às perguntas feitas pelo Professor Girafales e é capaz de fazer uma prova jogando cara ou coroa. Além disso, adora cantarolar e assobiar.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Rolar para cima